segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A IDENTIDADE DO PROFESSOR


Ser professor hoje é ir bem mais além de ensinar conteúdos. É saber lidar com as diferenças, é ter flexibilidade,sensibilidade, é ajudar o aluno a refletir, a pensar, a envestigar, é estar disposto a aprender mais para ensinar mais, é estar aberto a novos desafios, a novos métodos de ensino, aos recursos tecnológicos, enfim, é estar comprometido com seu papel de educador, de mediador e transformador de sujeitos.
Sabemos que as informações hoje são disponibilizadas de formas muito rápidas e de modos diferentes e o professor precisa estar atento a essas mudanças. Atualmente não é mais possível entrar na sala de aula e estar assessorado somente de livro, quadro e giz. Hoje o computador e a Internet estão muito presentes no processo de ensino e aprendizagem e é uma grande ferramenta de ensino desde que se saiba como usar. Porém nem todos os professores se sentem seguros para trabalhar com esses instumentos, porque, primeiro ele próprio ainda não tem domínio da máquina, segundo o aluno tem resistência em utilizar o computador para aprender. Em casa na maioria das vezes não tem a presença dos pais, fica sozinho e passa muito tempo no computador jogando ou nas redes de relacionamentos e quando vai para a escola acha que usar o computador é fazer o que faz em casa,isso acaba gerando desânimo e frustração no professor.
Trabalhar como educador não é tarefa fácil. Em uma mesma sala de aula o professor se depara com uma diversidade de personalidades, cada qual com seus enteresses, com modos de vidas diferentes, com algumas desigualdades sociais, com educandos em que os pais estão presentes e outros em que a família se faz totalmente ausente. E nesse contexto onde não há acompanhamento familiar que é o pilar de sustentação da criança, esta não se sente "na obrigação", motivada a estudar e progredir, torna-se desinteressada e alheia a educação escolar. Nessa perspectiva o professor precisa estar em constante busca de aperfeiçoamento para trabalhar com essa realidade, se adaptar as tecnologias relacioná-las ao contexto e conteúdo do aluno de forma a atrair sua atenção e envolvimento na aula, precisa ser um sujeito aprendiz "um eterno aluno" sempre. Porém como fazer isso não está registrado em nenhum documento e nem tem um tempo determinado para acontecer. É um processo em que ele vai construindo durante sua caminhada, com as experiências do dia-a-dia em sala de aula, com os acertos e erros, com as diferentes realidades de alunos, escolas e condições de trabalho.

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